terça-feira, 9 de agosto de 2016

O som e a fúria dos Stones em 1965

"Terça é dia de rock aqui no blog e hoje vamos nos focar num ano específico da carreira dos Stones. Não deixe de conferir a playlist da banda. Vamos lá!"
1965 foi um ano agitado para os Stones. 4 discos lançados (Rolling Stones no. 2, The Rolling Stones Now!, Out of Our Heads e December's Children), um EP ao vivo (Got Live if You Want It!) e 4 singles, sendo que um deles incluía seu maior sucesso até então: (I Can't Get No) Satisfaction. Tudo isso lhes rendeu inúmeras apresentações em programas de TV e várias tours pelos Estados Unidos, Europa e Oceania, que totalizaram 217 concertos naquele ano.
 
 
materia20160809A
Entre esses shows, os Stones fizeram na Alemanha e Áustria sua 4ª tour europeia, realizada entre 11 e 17 de setembro de 1965 com 9 shows na Alemanha e um na Áustria. A reputação dos Stones como banda havia crescido imensamente e cada show realizado contava com tumultos dentro e fora das salas de espetáculo.
 
De acordo com o fotógrafo Bent Rej, que acompanhou os Stones nesse período e lançou o excelente livro de fotografias "The Rolling Stones in the Beginning", o show de Berlim em 16 de setembro de 1965 contou com 20 mil assentos destruídos, 300 pessoas presas, 28 fãs e 6 policiais hospitalizados e 44 carros danificados. Isso dá uma ideia da histeria causada pela banda, o que pode ser conferido pelo vídeo abaixo, desse show.
Outro fato curioso (e histórico) é que Brian conheceu Anita Pallenberg no show que os Stones fizeram em Munique, em 14 de setembro. De acordo com Bent, "eu estava caminhando pelo backstage quando uma garota apareceu e me pediu para que arrumasse um encontro com os Stones. Ela era muito bonita e não hesitei - era parte do meu trabalho. Seu nome era Anita Pallenberg, e quando ela entrou no camarim, foi Brian quem se aproximou dela".
materia20160809B
Para os interessados, disponibilizamos um show inédito em Hamburgo que faz parte do recém-lançado box-set "Live in Hamburg 1965", um bootleg que traz também gravações de shows em Paris, Münster e Londres, além de várias gravações de programas de TV como o Ready Steady Go, Shindig e Ed Sullivan Show, bem como algumas sessões que os Stones fizeram para a BBC naquele ano.
materia20160809D
O destaque do box, evidentemente, é o show de Hamburgo, que até então não havia aparecido em nenhum disco pirata, o que faz com que aumente o interesse dos fãs, sempre ávidos por novidades.
Playlist dos Stones

Nenhum comentário:

Postar um comentário